Carnaval: manda mais glitter que tá pouco!
Belezinha

Carnaval: manda mais glitter que tá pouco!

por Vânia Goy

Carnaval é coisa séria por aqui. Eu, que nem estou no hall dos foliões incansáveis, sou bem envolvida no assunto porque, claro, adoro maquiagem. Mais do que isso: tenho um grupo desafiador de amigos que se supera a cada ano no quesito alegoria. E virei a testadora oficial de tudo o que suporte mais de 10 horas de sol e suor. A coisa boa é que a lista de ingredientes básicos para manter o glitter no lugar ao longo dos próximos dias é relativamente simples de encontrar.

Básico do básico
Gloss labial transparente: essa é a base para tudo quanto é brilho, coração, strass, diamante e estrelinha grudar no rosto. Os níveis de dificuldade com o gloss são baixíssimos. Espalhe na pálpebra, nas têmporas e até no lábios e dá-lhe purpurina por cima – daquelas que você encontra na papelaria mesmo. A questão é: vai fazer meleca, vai sair do lugar, vai ficar aquela sensação de grude permanente, vão cair adereços com o passar das horas. Mas é desfile de carnaval e não desfile de moda, então relaxa.

Foi com uma porção de gloss transparente e muitas partículas coloridas e de tamanhos diferentes que o Dindi Hojah, maquiador artista aqui de São Paulo, fez o arco-íris de puro glitter e zero sombra colorida no meu rosto aí em cima. E a vontade de dormir, acordar e ir trabalhar assim depois de um bloco?

Like a pro
Essa técnica é para quem AMA carnaval, exagero e fica 12 horas na avenida. E nem é difícil de executar. Você só precisa de cola de cílios postiços, pincéis para maquiagem e glitter. Com a cola dá para colar e desenhar QUALQUER coisa: estrela da Kate Moss no rosto, raio-hit do Bowie (olha só o post que eu fiz pro Don´t Touch My Moleskine com as minhas maquiagens fashionistas favoritas!), um traço simples de delineador, uma pálpebra toda colorida… Tem que ter alguma habilidade, paciência e nada de improviso. Mas é garantia de performance.

Produto ostentação
Não curto coisas complicadas, por isso defendo que aquela cola de cílio baratinha, gloss labial de farmácia e glitter de papelaria dão conta do recado no Carnaval. Mas vai que você quer saber o que tem lá em casa e o que maquiadores como o Dindi carregam na mala:

. Cola Duo: imbatível, é a favorita de 10 entre 10 maquiadores. Aqui em São Paulo você encontra na região da Liberdade. Minha parada favorita é a loja Ludovicus.

. Studio Eye Gloss, da M.A.C: muito consistente, não sai nem no banho. Específico para olhos, escorrega menos ao longo do dia e mantém tudo no lugar por mais tempo.

. Mixing Medium Matte, da M.A.C Pro: é uma cera opaca e transparente que serve como base para colar de tudo. Vantagem: é bem mais confortável do que o gloss tradicional, já que não fica aquela sensação de grude grude.

. Glitter, da M.A.C Pro: potinhos reluzentes com muitas cores e níveis de reflexo altíssimos. A melhor loja para procurar aqui em São Paulo é a recentemente inaugurada na Avenida Paulista.

Graphic Glitters, Make Up For Ever: para a nossa tristeza, esse bloco de máxi brilhos não pode ser encontrado no Brasil. Mas as lojas profissionais da marca pelo mundo tem potes enormes de glitter com as mais variadas formas: quadrados, losangos, feito uma fibra fininha, gigantes… É de chorar de alegria.

Posts Relacionados