As lições da dermato Carla Vidal vão virar livro
Expert

As lições da dermato Carla Vidal vão virar livro

por Vânia Goy

Carla Vidal é dermatologista. Dessas que dão muitas entrevistas e tem um séquito de pacientes que obedece cada regrinha que ela explica em suas demoradas consultas.

Ela nasceu em Maceió, Alagoas, e veio para São Paulo em 1995 decidida a resolver se especializava em dermatologia ou cirurgia plástica. Na Faculdade de Medicina do ABC (“visto a camisa até hoje”) encontrou algo que unia as duas paixões: a cirurgia dermatológica. Depois, estudou dermatopatologia para entender tim tim por tim tim sobre cada exame ou resultado que os seus pacientes levam na clínica, que fica pertinho do parque Ibirapuera, em São Paulo.

O que isso significa? Claro, a gente se acostumou a ver e ouvir a dermatologista falando de cuidados com a pele, mas o seu consultório não é um terreno 100% estético. Muito pelo contrário. Ali, ela vai de lições de cosmiatria aos tratamentos cirúrgicos e diagnósticos oncológicos em um piscar de olhos.

Carla tem fama de brava. Mas quem é paciente sabe que ela é só exigente. “Eu gosto de resultado. Cremes, prontos ou manipulados, não são baratos”, diz ela. É por isso que toda consulta começa com uma série de fotografias hi-tech do seu rosto.

Em seguida, ela vai mostrar cada detalhe, explicar cada pontinho colorido, mancha ou linha fina que aparece no computador. Vai te virar do avesso e te examinar com uma lupa iluminada. Olhar, com lente de aumento, todas as pintas, marcas, celulites, estrias. E, claro vai soltar uma enxurrada de informações sobre elas na sequência. “Não estou aqui para agradar as pessoas. Eu digo a verdade. Falo onde temos problemas e como que podemos resolvê-los. Mas essa etapa depende bastante do comprometimento dos pacientes com a sua rotina diária de cuidados com a pele. Tem que ter disciplina.”

Carla é famosa pelas fórmulas manipuladas, mas não receita só elas. “Gosto dos dois tipos de produtos, dos feitos sob medida e dos prontos, que estão nas prateleiras e contam com muita tecnologia envolvida no desenvolvimento. O fundamental é analisar cada caso: algumas composições, especialmente as mais potentes e as que contém ácidos, não são encontradas prontas em qualquer farmácia. Aí é fundamental customizar algo para a necessidade de cada pele.”

A clínica, fundada há oito anos, já está em ritmo de comemoração dos 10. Ela contou com exclusividade ao Belezinha que acaba de fechar um contrato com a Companhia das Letras e se prepara para lançar um livro no início de 2016. Nas páginas, ela vai dar lições e expilcar o “be a bá” de cuidados com a pele para nós, leigos no assunto. A ideia não é que a sua pele fique mais bonita, mas também se mantenha saudável com o passar dos anos. “Não tem idade para começar, desde que comece!”

Posts Relacionados