SPFW em 10 favoritos
Desejos

SPFW em 10 favoritos

por Vânia Goy

Durante cinco dias a gente anotou cada detalhe das maquiagens desfiladas nas passarelas de inverno 2015 que faziam parte da programação do SPFW. As tendências internacionais estavam todas ali: pele natural, make nada, cabelo molhado, traços de cor, trança de raiz… E a gente elegeu os 10 melhores momentos para você se preparar para os dias frios ou usar desde já (vantagens o mundo da beleza!).

Cavalera
A Cabalera é sempre um desfile mais animado, com maquiagem jovem e pegada rocker. Foi ótimo para animar a semana de no-make-up-make-up. Robert Estevão finalizou a pele muito natural e iluminada com olhos rock’n roll muito fáceis de copiar em casa: ele passou muitas, muitas, muitas camadas da máscara de cílios Cils d’Enfer, da Guerlain, sua mais recente paixão, e ainda deixou que ela ficasse propositalmente borrada na linha dos cílios superiores para dar um ar de “conto de fadas meets filme de terror”, nas palavras do maquiador.

Ellus
Pink no olhos pode ser sinônimo de pânico, terror e maquiagem de Barbie. Não para na passarela da Ellus. Robert Estevão esfumou uma sombra acinzentada na pálpebra das modelos inspirado pelos muros urbanos. Depois, com um lápis labial pink, fez um meio-delineado no canto externo dos olhos. E a gente morreu de amores.

Gloria Coelho
No backstage, a estilista nos contou que a pele branquinha da maquiagem assinada por Fabiana Gomes, da M.A.C, era futurista, de 2025. As sobrancelhas mais grossas remetiam aos anos 1980, os cílios aos 1970 e o batom amarronzado à década de 1990. A gente ficou achando que tudo aquilo era uma maquiagem de Gloria, que tem o batom escuro como marca-registrada – e a gente adora. Em vez de fazer uma boca muito certinha, Fabiana deixou o contorno mais livre e “carimbado” de batom com a ajuda dos dedos.

Reinaldo Lourenço
A coleção inspirada em Florença e na arte renascentista virou uma beleza saída de um quadro clássico no backstage. A maquiagem, assinada por Fabiana Gomes, da M.A.C, tinha um blush rosado de criança inglesa quando corre e fica corada, sabe? O truque é aplicá-lo na vertical, como explicou Fabiana – empurrando, levemente, o pó das maças em direção ao canto de maxilar. O cabelo minimal assinado por Ricardo Rodrigues, do Studio W, tinha uma gracinha na franja: uma prancha frisadora deu textura à parte da frente da cabeça.

Ronaldo Fraga
Marcos Costa
quebrou tudo no backstage de Ronado Fraga e pintou – literalmente – as modelos de vermelho. Não era só o rosto, não! Braços, pernas, colo e qualquer outro vestígio de pele natural tinha que ficar rubro. Ele ainda desenhou olhos expressivos em suas testas. E tudo ficou lindo na passarela. Depois foi um Deus-nos-acuda tirar tanta maquiagem das meninas e algumas delas atravessaram a passarela de Vitorino Campos tão belas que e a gente nem via rastros.

Têca
Helô Rocha
, estilista da marca, contou que estava viciada em Game of Thrones enquanto pensava na coleção de inverno. E o que a gente viu na passarela e no backstage de beleza seguia bem esse caminho. Henrique Martins trouxe um time expert em tranças afro lá da Galeria do Rock para agilizar o penteado mais bonito da semana: únicas, feito um moicano, ou duplas, as tranças de raiz não eram nada fofinhas e estavam bem alinhadas com a tendências gringas, mais fortes e inspiradas na década de 1990 que a gente mostrou nesse Mural. E a sombra cremosa M.A.C Pro, que parecia marrom na paleta, se transformava em um tom de vinho incrível quando esfumada.

Tufi Duek
A inspiração de Eduardo Pombal, estilista de Tufi Duek, eram as personagens da série Viking e da animação Como Treinar o seu Dragão 2. O trailer do desenho influenciou na construção das roupas de suas mulheres guerreiras. Para balancear a força da coleção, Daniel Hernandez preparou uma pele fresca e brilhante, digna do verão que está chegando! Face and Body, a base favorita dos maquiadores e liquidíssima, era finalizada com gloss transparente nas têmporas e lábios. Nas maçãs, blush cremoso rosado e discreto. O que sobrava nos dedos ia para as pálpebras!

Osklen
Sim, a gente quer acordar todos os dias assim, não importa se é inverno ou verão. Fabiana Gomes, da M.A.C, fez uma pele mais sequinha, com pouco brilho, como gostam as brasileiras. O formato dos olhos era levemente ressaltado com sombra marro. As sobrancelhas preenchidas e as maçãs rosadas davam o toque final.

Victor Dzenk
Robert Estevão
fez um daqueles makes que a gente ama pros dias de festa ou corridos. Cabelo grudadinho na cabeça –meu favorito absoluto para qualquer ocasião – com risca no meio e make iluminado, bronzeado e com sombra marrom-dourada. Não tem erro.

Vitorino Campos
Os últimos serão os primeiros! A beleza, assinada por Fabiana Gomes, da M.A.C, e Krisna Carvalho é a nossa favorita da semana. Já começa pela preparação: Fabiana aplicou camadas de iluminador antes da base – é o que ela chamou de “brilho aprisionado”. As meninas que pisaram na passarela inspirada pelo drama A Liberdade é Azul e pela cena clássica de Juliette Binoche na piscina, tinham o rosto “molhado” com glicerina líquida. O efeito também estava no cabelo, com muito gel. Para completar, delineador vermelho-sangue “de uma mulher que sofre muito”. Lindo, sob medida, chic, contemporâneo e nada literal.

Com reportagem de Manoela Meirelles, repórter do Belezinha

Posts Relacionados